Nossa história

bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Origem

Saiba como tudo começou

A VITA surgiu quando identificamos a necessidade de ampliar o acesso a serviços de saúde em comunidades de áreas rurais e periféricas na América Latina, especialmente por mulheres que precisam realizar regularmente o teste de Papanicolau. Para validar a nossa solução, iniciamos os testes-piloto com mais de 300 participantes no Hospital Universitário San José, no bairro Boquilla, na cidade de Cartagena (Colômbia), em 2011.

Nesses testes percebemos como a tecnologia pode contribuir para reduzir os custos do exame, a demora na entrega do diagnóstico e a necessidade de deslocamento para a coleta e a entrega do resultado. Com base nessa experiência, foram desenvolvidas as primeiras estratégias para a implementação e construção do projeto VITA. O software desenvolvido e o projeto, foram vencedores do prêmio Ventures 2011.

A parceria no Brasil

Entenda nossa jornada de migração

A segunda parte da história da VITA começa no Brasil por meio da pesquisa de mestrado desenvolvida por Ramon Salinas, co-fundador da empresa, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O objetivo foi identificar os fluxos do teste e os gargalhos existentes, implementando melhorias no processo de detecção por imagens. Esse projeto recebeu o prêmio Santander 2013.

Constatamos que o problema encontrado na Colômbia também está presente no Brasil e que, além dos problemas detectados anteriormente, os erros no diagnóstico impactam enormemente na saúde das mulheres, especialmente na população de baixa renda que não tem condições financeiras para pagar pelo teste.

A pesquisa de doutorado de Ramon Salinas, um dos nossos fundadores, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, visou identificar, mediante técnicas de processamento de imagens e aprendizado de máquina, as áreas de interesse para auxiliar no diagnóstico e reduzir os erros encontrados. Os dois fundadores da Vita, Ramon Salina e Juan Galindo, se reuniram com pesquisadores do Hospital da Mulher Prof. Dr. J.A Pinhotti-CAISM da UNICAMP, para definir os requisitos para construção de um dispositivo digitalizador das amostras do teste, portável e de baixo custo. Esse projeto foi finalista do Prêmio Cisco Global Problem Solver Challenge 2017 e foi aceito como projeto PIPE Fase 1 pela FAPESP em 2018. Durante o desenvolvimento do projeto PIPE Fase 1, percebemos que os laboratórios clínicos de pequeno e médio porte têm dificuldades para aumentar sua cobertura devido ao alto custo do teste e à falta de profissionais capacitados para fazer o diagnóstico. Por esse motivo, focamos nossa solução em oferecer uma vantagem de baixo custo para esses laboratórios, de forma que possam atender a pacientes de baixa renda e a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

99%
Parcerias Estratégicas
90%
Soluções Personalizadas
85%
Rápido Diagnóstico

2011

2011

Testes

Testes-piloto no Hospital Universitário San José, na cidade de Cartagena (Colômbia)

Prêmio Ventures

Projeto VITA vencedor do prêmio Ventures 2011

[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]

2013

Prêmio Santander

Pesquisa de mestrado desenvolvida pelo co-fundador da empresa, Ramon Salinas. O projeto recebeu o prêmio Santander 2013.

[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]

2017

Reunião com pesquisadores da UNICAMP

Os dois fundadores da Vita, Ramon Salina e Juan Galindo, se reuniram com pesquisadores do Hospital da Mulher Prof. Dr. J.A Pinhotti-CAISM da UNICAMP, para definir os requisitos para construção de um dispositivo digitalizador das amostras do teste, portável e de baixo custo.

Prêmio Cisco Global

Esse projeto foi finalista do Prêmio Cisco Global Problem Solver Challenge 2017

[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]

2020

Lilium Telessaúde

A VITA desenvolve a solução Lilium Telessaúde

[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]
Acesso à Saúde em Comunidades Carentes
Tecnologia para Redução de Custos
Descentralização do Atendimento
Impacto Social e de Gênero
Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras

Nossa história hoje

Toda essa experiência permitiu a construção de uma solução pensada para ampliar o acesso das mulheres ao teste de Papanicolau. Em 2020, a pandemia da COVID-19 apresentou um novo desafio para o acesso das comunidades mais carentes tanto ao atendimento básico de saúde quanto as especialidades médicas. Os sistemas de teleconsulta não estavam considerando pacientes com poucos conhecimentos em informática e em locais com acesso limitado à Internet. A VITA desenvolve a solução Lilium Telessaúde, um software de telemedicina, gratuito e fácil de usar, testado com pacientes do Brasil e da Colômbia. Nossa meta atual é democratizar o acesso à saúde de qualidade na América Latina por meio da continuidade dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do teste de Papanicolau e no projeto Lilium.

bt_bb_section_top_section_coverage_image